Kota Kinabalu, a capital de Sabah

A Malásia divide-se em duas regiões: a chamada Malásia Peninsular, ou Malásia Ocidental e o Bornéu Malaio, situando-se na zona Oeste da ilha do Bornéu, sendo o lado Este pertencente à vizinha Indonésia.

O Bornéu Malaio, está dividido em dois estados, a norte Sabah e a Sul Sarawak, tendo-se mantido independente e governado por tribos até 1963, altura em que foi incorporado na Federação Malaia, tendo a cultura tribal, assim como as diferentes línguas e costumes sido rapidamente erodidos pela introdução da cultura da Malásia.

Situada junto ao mar, a região de Sabah foi local de comércio desde 700 D.C. com os Chineses a trocarem matérias primas com as tribos locais. No século XIV esta região passou a ser dominada pelo Sultão do Brunei que cedeu partes do território ao império Britânico que aqui fez comércio de tabaco, borracha e madeira, depois da passagem em 1521 do navegador português Fernão de Magalhães.

Kota Kinabalu é capital do estado de Sabah, e de todo este passado pouco resta depois dos bombardeamentos durante a II Guerra Mundial. O que se encontra é uma cidade moderna, organizada e dominada pelo betão, onde é evidente o gosto por superfícies comerciais e pela construção em altura que cria uma barreira entre o mar e a densa floresta que ainda domina o Bornéu, fortemente ameaçada pela plantação em regime de monocultura de palmeiras para extração de óleo de palma, uma das maiores exportações da Malásia.

Da cultura das tribos locais pouco ou nada se nota, sobrevivendo uma ou outra loja de artesanato local, numa cidade de betão com pouco para oferecer, para além da grande variedade gastronómica fruto da presença de grandes comunidades chinesas, e da comida malaia que por si apresenta influências indianas, tailandesas e indonésias.

O peixe e marisco têm lugar de destaque com o mercado situado junto ao pequeno porto a mostrar grande actividade em especial durante a manhã e ao fim da tarde, com uma grande variedade de peixes e de mariscos. Perto, o Central Market fervilha de agitação com centenas de bancas a vender e a confeccionar comida, sendo o local da cidade ideal para refeições e o também que oferece maior variedade e melhores preços.

Malaysia_Sabah_Kota Kinabalu_DSC_4540
Kota Kinabalu

 

Kota Kinabalu
Kota Kinabalu

 

Kota Kinabalu
Kota Kinabalu

Perto da zona denominada de Austrália Place existe um acesso pedonal que por escadas, cerca de 250 degraus, chega ao Signal Hill Observatory um mirador com vista sobre o Mar da China e as ilhas que formam o Tunku Abdul Rahman Park, mas cuja vista está fortemente comprometida pela construção de massivos edifícios que pouco já deixam ver da paisagem marítima.

Kota Kinabalu
Kota Kinabalu

 

Kota Kinabalu
Kota Kinabalu

 

Kota Kinabalu
Kota Kinabalu

 

Kota Kinabalu
Kota Kinabalu

 

Kota Kinabalu. Fish Market
Kota Kinabalu. Fish Market

 

Kota Kinabalu. Fish Market
Kota Kinabalu. Fish Market

 

Kota Kinabalu. Fish Market
Kota Kinabalu. Fish Market

A cidade é pequena e pode ser feita a pé, contudo os principais pontos de interesse situam-se afastados, como os parques naturais. O mais atractivo em redor de Kota Kinabalu é sem dúvida a natureza, sendo o Monte Kinabalu (Gunung Kinabalu) o ponto mais alto do Bornéu com cerca de 4000m; contudo a opção foi para as ilhas que formam o Tunku Abdul Rahman Park, situadas a cerca de 3 km de Kota Kinabalu. A escolha foi para um das mais pequenas Pulau Mamutik por oferecer um dos melhores locais para observação de corais e de vida marinha, não sendo necessário grande esforço ou equipamento para ver de perto peixes de fantásticas cores, deslocando-se por entre corais de diversas cores e formas e rochas cobertas de anémonas e outros seres marinhos.

Pulau Mamutik. Tunku Abdul Rahman Park
Pulau Mamutik. Tunku Abdul Rahman Park

 

Pulau Mamutik. Tunku Abdul Rahman Park
Pulau Mamutik. Tunku Abdul Rahman Park

 

Kota Kinabalu
Kota Kinabalu

A estadia em Kota Kinabalu for marcada pela chegada da monção em que os dias amanhecendo quentes e luminosos, se transformam em nublados com o céu a encher-se de pesadas e densas nuvens cinzentas que associadas a trovoadas descarregam sobre a cidade forte chuva que dura umas poucas horas. Passada a tempestade o ar fica mais fresco mas carregado de humidade, deixando um rastos de nuvens no céu que iluminadas pelas raios de sol do fim do dia enchem o céu de cores fantásticas.

Kota Kinabalu
Kota Kinabalu

 

Kota Kinabalu
Kota Kinabalu

 

Alojamento:

A zona da cidade denominada de Australia Place, situada na zona Este da cidade perto da Atkinson Clock Tower e da Lorong Dewan é onde se concentra a maioria das alojamentos para orçamentos backpackers, com dormitórios e com quartos duplos a rondar os 60 a 70 RM.

Também nesta zona se encontram cafés e restaurantes de estilo ocidental que oferecem um local agradável e calmo para passar umas horas saboreando um bom café, sofisticada pastelaria, com ar-condicionado e free wi-fi… se bem que um café num destes locais custa cerca de 10 RM (ringits)

 

Onde comer:

Sendo uma cidade junto à costa, o peixe e o marisco ocupa lugar de destaque na comida local, existindo vários restaurantes junto ao mar servindo marisco e peixe fresco, mas onde uma refeição pode custar mais de 80 ringits para duas pessoas.

Contudo o Central Market, um mercado a céu-aberto, onde as bancas protegidas por toldos constituem a opção mais económica oferecendo grande variedade de comida local, incluindo fruta, doces e sobremesas. Um fried-rice custa menos de 4 RM.

Na cidade existem muitas opções. Os locais favoritos foram o Fong Ip Café (cruzamento da Jalang Pantai com a Jalang Gaya) com comida chinesa e com opções malaias, e onde se destaca o laksa, uma espécie de caril à base de leite de côco, com noodles, tofu e gengibre e aqui é servido com camarão. Na esquina oposta, no Azlina Sulawesi de influência muçulmana, serve-se comida típica malaia, alguns caris tailandeses e onde se pode encontrar rotis, numa clara influência da comida do sul da Índia.

Atenção que o horário das refeições é limitado: apesar de se poder ter uma refeição durante todo o dia, com os restaurantes a abrirem pelas 7h da manhã é normal encerrarem pelas 21.30h.

 

Azlina Sulawesi
Azlina Sulawesi
Fong Ip Café
Fong Ip Café. Restaurante in Kota Kinabalu

 

coffee shop near "Australia Palace"
coffee shop near “Australia Palace”. Kota Kinabalu

 

Laksa
Laksa

 

Com o ir de Kota Kinabalu para Tunku Abdul Rahman Park

Das várias ilhas do parque a escolha foi para Pulau Mamutik por oferecer um dos melhores locais pára observação de corais e de vida marinha bastando para isso o tubo e os óculos de snorkeling que se podem alugar no local.

Os barcos partem de um pequeno cais junto o Central Market; o preço tem que ser negociado com os vários angariadores que se encontram no local e que dirigem aos turistas… a viagem ficou em 40 RM (ida e volta). O horário de volta é acordado com dono do barco.

Convém levar comida.

 

Como ir de Kota Kinabaludo para o Aeroporto:

Taxi custa 25 RM.

Existem autocarros que fazem a ligação entre Kota Kinabalu até ao Terminal 1 e Terminal 2 do aeroporto situado nos arredores de Kota Kinabalu.

A paragem de autocarros onde se inicia o serviço Airport Bus fica situada na Jalan Padang, perto do Merdeka Field. Para quem vem da Australia Place, caminhado 5 minutos, encontra estes autocarros depois de passar a Atkinson Clock Tower.

O primeiro é às 7.30am; entre as 9.00 h e as 19.00h saem de hora a hora, com o ultimo às 19.00h

Ticket: 5 ringits

 

Airport Bus
Airport Bus

 

Airpot Bus. tickets
Airpot Bus. tickets

Leave a Reply